16/09/2020 por: Marcelo Conceição Reis
Segundo o dicionário, propósito é intenção (de fazer algo); projeto, desígnio.
A nova geração se difere das anteriores cada vez mais, pois buscam fazer aquilo que realmente gostam e se estão cada vez mais dispostos a correr riscos por aquilo que às movem.
Ou seja, o dinheiro deixa de ser a finalidade para se tornar consequência.
Ter um propósito claro na vida é saber onde se quer chegar.
Quanto mais claro o propósito, mais resiliente você se torna na trajetória pela concretização do seu sonho/objetivo.
Não há problema algum em vc querer a abundância financeira como propósito. E está tudo bem também você mirar o lucro. Afinal, o lucro faz parte da equação de uma negócio sustentável.
A provocação aqui é saber qual o seu propósito de ir em busca desse dinheiro?
“Tranquilidade”, “conforto”, “um lar”, “proporcionar ao meus filhos o que não teve”.... A lista pode ser extensa.
Normalmente essas respostas estão relacionadas com as nossas necessidades e desejos pessoais. E eles irão crescer proporcionalmente ao seu negócio ou “sucesso” pessoal. Novos sonhos, desejos e objetivos surgirão, conforme os elementos motivadores do seu propósito tornam-se factíveis.
Possivelmente você notará que quanto mais têm mais se torna difícil perceber sentido em tudo isso. Isso porque a equação não estava completa. Faltava você atender o seu desejo inato de servir. De transbordar. De proporcionar a mais pessoas o que te faz ser grato todos os dias. De levar para o mundo algo que nenhum dinheiro compra: o desejo de acordar todos os dias querendo mais e mais, porque quanto maior se é, mais o mundo é impactado pelas suas ações positivas.
O verdadeiro Propósito vai além das nossas necessidades pessoais.
Segundo a filosofia Japonesa IKIGAI, que significa “razão de ser”, o propósito é o que te faz acordar todas manhãs. O método IKIGAI, baseado na filosofia de mesmo nome, mostra através de uma mandala como é possível se atingir o seu propósito (ver imagens).
Perceberá que o Propósito será alcançado quando colocamos o que amamos fazer, o que fazemos bem e pelo qual podemos ser remunerados a serviço do mundo. Ganhamos uma linda Missão: de servir e fazer o mundo melhor conforme crescemos.
Quanto maior eu for, quanto mais realizado financeiramente estiver, quanto maior o meu lucro, proporcionalmente o mundo ganha através desse meu movimento.
O que está esperando para clarificar o seu o Propósito e fazer parte da mudança que queremos no mundo?